Fórum de Assistência

A indústria Têxtil e seus principais corantes - Corante Indanthren

A tecnologia têxtil é caracterizada por sua infinidade de processos e produtos químicos utilizados. Para que se consiga o produto acabado, a fibra natural ou sintética deve passar por várias transformações.
Estas transformações são subdivididas em dois grandes grupos: transformações químicas e transformações físicas. As transformações físicas se concentram mais nos processos de fiação, onde se produz o fio; e no processo de tecelagem, onde confeccionamos o tecido cru. Já as transformações químicas são mais incidentes no acabamento do tecido, onde os corantes e pigmentos ganham destaque. Muito se questiona sobre o corante Indanthren e suas características peculiares, então vamos esclarecer algumas delas.

O Indanthren é o principal corante da linha profissional, utilizado em quase todos os artigos que levam o algodão em sua composição. A principal característica desse corante é sua alta solidez, ou seja, grande resistência ao desbotamento. Essa característica deve-se a alta afinidade do corante pela fibra de algodão, o que resulta em uma forte aderência do Indanthren no interior da fibra.
O mecanismo de penetração do Indanthrem na fibra de celulose é por meio de uma reação química, conhecida como reação de oxi-redução. Basicamente, o corante antes de penetrar na fibra é insolúvel em água, o que corresponde ao seu estado químico oxidado. Para que possa penetrar na fibra, forçamos a reação de redução do corante, fazendo com que ele torne-se solúvel em água. Quando isso ocorre, dizemos que o corante montou na fibra, ou seja, entrou no interior da fibra de algodão. Neste momento, o corante ser solúvel em água não é interessante, pois dessa forma poderia sair da fibra com uma simples lavagem com água quente. Então, forçamos a reação química de oxidação, fazendo com que o Indanthren volte a ser insolúvel em água, o que aumenta consideravelmente sua resistência ao desbotamento. Chamamos esta etapa de fixação do corante na fibra.

Concluindo, o tecido tinto com o corante Indanthren possui consideráveis vantagens. Os tecidos que levam algodão da linha profissional Santanense são tintos, em sua grande maioria, com essa classe de corante, processo que eleva consideravelmente a qualidade de nossos produtos. Adquirir um tecido Santanense com acabamento Indanthren é estar seguro de possuir um produto com altíssima qualidade e com características imprescindíveis para o exigente mercado de uniformização de hoje.


Categorias : INDANTHREN, CORANTE, ACABAMENTOSESPECIAIS, COR

   Voltar para o fórum

Comentários

Nenhum comentário publicado.

Nome
Email
Comentário
Campo Obrigatorio
Fechar
Procurar no fórum
Envie sua pergunta
Campo Obrigatorio
Fechar