Certificações

Os clientes são a razão de ser da Santanense. Estamos todos comprometidos em satisfazer suas necessidades, garantindo produtos e serviços de acordo com as condições negociadas e promovendo o desenvolvimento sustentável. Nossas ações buscarão a melhoria contínua em harmonia com o meio ambiente, prevenindo a poluição e assegurando o atendimento à legislação e aos requisitos ambientais aplicáveis, com integração e respeito à comunidade.

O comprometimento da direção da empresa e de todos funcionários sempre foi imprescindível para o sucesso dessas certificações .

O bem-estar do funcionário, a qualidade de vida no trabalho , ações de sustentabilidade do meio ambiente , a satisfação de seus clientes , a garantia de produtos e serviços de acordo com as condições negociadas , são preocupações constantes na Santanense.

Portanto, com as certificações NBR ISO 9001:2000 e NBR ISO 14001:2004, o Sistema da Qualidade Santanense resulta na obtenção de um produto de qualidade e ecologicamente correto.

9001:2008

O Sistema de Qualidade Santanense



A Santanense tem como meta a evolução constante do Sistema da Qualidade , que busca novos desafios através da valorização e melhoria de seus processos, produtos e serviços, em sintonia com as necessidades de seus clientes. Desde dezembro de 1996, a Santanense é certificada na NBR ISO 9001:2008 que é voltada para os processos da organização, para seus clientes e para a melhoria contínua do desempenho do Sistema de Gestão da Qualidade.

Esta certificação evidencia o comprometimento da Santanense com o desenvolvimento e aprimoramento de seu Sistema de Gestão da Qualidade, assegurando que os requisitos do cliente são determinados e atendidos.

Ela é atualizada periodicamente e hoje, já somos certificados a partir da NBR ISO 9001:2008.

 

 

 

14001:2004

A Santanense e o Meio Ambiente



A certificação na NBR ISO 14001:2004,que reconhece as empresas que respeitam e cuidam do meio ambiente, obtida pela Santanense em setembro de 2001, traduz a evolução da Santanense, em todas suas ações, no processo industrial ou na gestão, buscando o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente e da comunidade local.

Para a certificação foram necessárias a sistematização e adequação de ações dentro de um sistema de gestão ambiental. Há anos, a empresa mantém áreas de reflorestamento e estações de purificação de água / tratamento de esgoto e a conscientização, o comprometimento e o envolvimento dos funcionários foram essenciais para a certificação.

A Santanense e o Meio Ambiente A certificação na NBR ISO 14001:2004,que reconhece as empresas que respeitam e cuidam do meio ambiente, obtida pela Santanense em setembro de 2001, traduz a evolução da Santanense, em todas suas ações, no processo industrial ou na gestão, buscando o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente e da comunidade local. Para a certificação foram necessárias a sistematização e adequação de ações dentro de um sistema de gestão ambiental. Há anos, a empresa mantém áreas de reflorestamento e estações de purificação de água / tratamento de esgoto e a conscientização, o comprometimento e o envolvimento dos funcionários foram essenciais para a certificação. A Santanense é a primeira indústria têxtil mineira a obter esta certificação.

O TRATAMENTO DA ÁGUA E DOS RESÍDUOS NA SANTANENSE: 

A água é muito importante para a produção de tecidos. Em Itaúna, ela é retirada do ribeirão Capotos com alta carga de poluentes. Ainda nos anos 70 a Santanense construiu a ETA (Estação de Tratamento de Água), onde a água é purificada antes de entrar no processo industrial. Antes de voltar ao rio, a água precisará ser novamente tratada pois ela foi usada na indústria e no esgoto sanitário da fábrica. Isso acontece na ETE (Estação de Tratamento de Efluentes), onde são tratados cerca de 250m³/h de efluentes.

O resultado deste processo de purificação é um resíduo denominado biossólido. Este lodo biológico com alto teor de matéria orgânica e excelente adubo é aplicado nas áreas de reflorestamento (70 hectares) e pastagens das fazendas da Santanense que desde 1970 planta florestas em fazendas próprias para abastecer as caldeiras de suas unidades industriais. A Santanense produz 100% da lenha (eucalipto) que queima em suas caldeiras.

Em Pará de Minas os efluentes são tratados em fossas sépticas com sistemas de filtros anaeróbicos.

Em Montes Claros os efluentes são tratados na ETE (Estação de Tratamento de Efluentes).

Resultam ainda, do processo de fiação e tecelagem, resíduos sólidos. Para impedir a emissão destes no ar, a Santanense possui filtros físicos que os recolhem e armazenam. Para tratar os gases poluentes produzidos no processo industrial de Itaúna, a empresa possui um sistema de lavadores de gases nas saídas das chaminés das caldeiras. Assim, apenas vapor de água é lançado na atmosfera.


Ainda nos processos industrial e administrativo, a Santanense pratica a coleta seletiva de materiais.


Todos os seus funcionários foram conscientizados e treinados sobre a importância da correta destinação dos resíduos.

Você está em Home > Empresa > Certificações