Você está em Home > Sportswear > Glossário

Glossário

Este é um glossário que abrange todo o universo da cadeia têxtil. Está em constante evolução e poderá ter atualizações sempre que tivermos um novo item a divulgar.

Abrasão: Desgaste por atrito ou fricção entre a superfície de um tecido e outra qualquer.

Abrigo imp: jaqueta em nylon leve, com fecho na frente, cós elástico com dispositivos regulares na cintura e nos punhos, conta habitualmente com um capuz. Windbreaker.

Acabamento: Série de processos por que passa um tecido para se obter uma melhor aparência e sensação tátil.

Acabamento: Série de acabamentos nos tecidos com finalidade de melhorar o seu brilho, caimento, respirabilidade, tato e desempenho em geral. Clear finish ou cut finish.

Acamurçad: Acabamento que se obtém através de tinta ou de papel camurçado, transferido ao tecido por meio de resinas e calor, com o que adquire a aparência de camurça.

ACC: Adiantamento sobre contratos de câmbio.

Acetato: Fibra sintética elaborada a partir da celulose. Sintetizada pela primeira vez em 1864, é produzida em grande escala desde 1920.

Alcochoado: Enchimento de algodão, ou fibras sintéticas, colocado entre duas camadas de tecido e preso por costuras, formando um padrão decorativo regular ou irregular. Também conhecido como matelassê. Do francês matelassé.

Acetinado: Processo que visa a dar brilho e pureza aos tecidos mediante fricção.

Acrílico: Fibra artificial sintética, A produção para fins comerciais se iniciou em 1950, nos EUA. Características: leve, macio e quente, para o inverno ou frio, macio, semelhante ao algodão e fresco para o verão, apresenta brilho quando tingido com excelente solidez.