Você está em Home > Sportswear > Glossário

Glossário

Este é um glossário que abrange todo o universo da cadeia têxtil. Está em constante evolução e poderá ter atualizações sempre que tivermos um novo item a divulgar.

Dégradé: Tecido com listras ou barras, onde o efeito de cor muda de tonalidade, gradativamente, de escura para clara (até branca) e depois recomeça identicamente. Em geral, é feito a partir de uma só cor. Este efeito é geralmente obtido com fios tintos ou na estampagem. Antigamente, era muito utilizado no Jacquard. Por extensão, pode ser obtido este aspecto com brilhos de intensidade diferentes, com desenho apropriado.

Delavé: Lavagem estonada com aplicação de clareamento e alvejante químico, deixando o tecido com um visual mais macio que o simples estonado.

Desenho (A: Traçado que permite planejar o entrelaçamento dos fios de urdume e de trama, para realizar qualquer tecido. É feito sobre um papel especial quadriculado e, depois, realizado no tecido através da "Maquineta de Desenho". Uma construção simples necessita de apenas dois quadros de liços, uma vez que a trama entrelaça-se com o urdume cruzando-o um fio por cima e um fio por baixo, sucessivamente. Cada vez que o padrão vai ficando mais complexo, maior é a quantidade de quadros de liços necessária. Em Jacquard o nome usado é "dessin" (desenho), devido a se tratar, nesse caso, de um conjunto de desenhos. Os principais desenhos ou ligamentos são os tela ou tafetá, sarja e cetim.

Desgaste l: São acabamentos feitos peça a peça, com difícil reprodutibilidade entre as peças e efeitos diversos. Existem vários efeitos que se podem obter: o used (uso de pistola para clarear uma parte determinada), o lixado (processo manual de abrasão com lixa na peça bruta para desgastar o tecido em um local específico), o detonado (efeitos com uso de esmeril dando picotes na peça antes de lavar, revelando, depois de lavado, marcas localizadas) e o bigode (que dá um efeito imitando as marcações de tanque, feitas manualmente com uso de gabaritos e lixadas com retífica manual).

Destroyed,: Lavagem parecida com a estonagem, porém utiliza mais enzimas que corroem a fibra levemente, deixando um aspecto meio “destruído”, justificando assim a palavra destroyed, que, no inglês, significa “destruído”.

Duffle-coa: Casaco todo pespontado de lã grossa, rústica, que era feita na cidade de Duffel, na Bélgica. Em geral, tem capuz, grandes bolsos e é ornamentado com galões o bordados.

Duplado: Tecido duplo unido no próprio tear onde é tecido. Este tipo de entrelaçamento é encontrado em nossas fraldas, dando-lhes mais maciez e absorção do que as outras existentes no mercado.

Dupla-face: Tecido com os dois lados reversíveis, ou seja, que tanto pode ser usado pelo direito como pelo avesso, e onde cada um deles apresenta um aspecto diferente, devido a utilização de 2 desenhos e, eventualmente, 2 urdumes e ou 2/3 tramas. Ex. direito: ligamento cetim, avesso: ligamento sarja 3/2. Os pontos de ligação devem ser bem escondidos para serem pouco visíveis e somente no avesso. Utilizado para tecidos pesados, de alta costura ou para o inverno. Uso feminino e masculino.