Você está em Home > Sportswear > Glossário

Glossário

Este é um glossário que abrange todo o universo da cadeia têxtil. Está em constante evolução e poderá ter atualizações sempre que tivermos um novo item a divulgar.

Não-tecid: Do inglês - non woven. Produto têxtil em forma de lâmina flexível, que não é elaborado por meio de fios entrelaçados, mas sim por fibras unidas de diversas formas. Feltro é um exemplo de não-tecido.

Naturais, : os fios naturais são obtidos diretamente da natureza e os filamentos são feitos a partir de processos mecânicos de torção, limpeza e acabamento. Podem ser obtidos a partir de frutos, folhas, cascas e lenho. As principais plantas têxteis são: o algodoeiro (fibra de algodão), a juta (para fazer cordas), o sisal (parecido com o linho), o linho (caule com filamentos rígidos) e o rami (também muito utilizado como o linho).

Ne: Unidade de medida inglesa, que representa o título do fio de algodão em que 840 jardas pesam uma fibra.

Neps: Defeito na regularidade do fio, provocado por fibras mortas.

Ninho de a: Tecido em que o entrelaçamento dos fios de urdume e trama cria relevo em forma de colméia. Piquê - Gaufre do francês.

Nylon: É o termo aplicado para um produto de origem sintética largamente utilizado em fibras têxteis, que se caracteriza pela sua grande resistência, tenacidade, brilho e elasticidade. Foi desenvolvido nos anos 30 e, hoje, nylon é o nome dado a toda uma família de fios e fibras sintéticas, chamadas de poliamidas.