Você está em Home > Sportswear > Glossário

Glossário

Este é um glossário que abrange todo o universo da cadeia têxtil. Está em constante evolução e poderá ter atualizações sempre que tivermos um novo item a divulgar.

Panamá: Nome fantasia para tecido em construção de tela 1 x 1 em 100% algodão.

Pareô: Traje típico da Polinésia. É um pano estampado, com padrões florais, e se usa muito como saída de praia.

Parka: Agasalho com capuz, semelhante ao anoraque usado pelos esquimós.

Peach skin: Em inglês - pele de pêssego. Acabamento especial ( peletizado ou enzimas e silicone ) que dá à superfície do tecido uma sensação táctil e suave.

Peletizado: Acabamento físico em um dos lados do tecido, garantindo um tato suave e aveludado. O tecido é trabalhado por lixas de diferentes calibres.

Pente: Componente do tear cuja função é manter os fios de urdume paralelos entre si, organizando a densidade do tecido.

Penteado, : No sistema penteado, o fio passa por um equipamento que se chama penteadeira. Este equipamento tem a função de retirar as fibras mais curtas (antes de se formar o fio) e impurezas como cascas, que são provenientes do algodão e não foram retiradas em processos anteriores. Este processo confere um fio de qualidade superior, visto que este é mais limpo, não possui fibras curtas, e é mais resistente. Tem menos neps e forma menos pilling na malha acabada. Porém, devido à retirada de mais fibras no processo, a perda de algodão para a produção do fio é maior, o que, juntamente com a inclusão de mais um equipamento no fluxo produtivo, eleva o custo de fabricação e conseqüentemente o preço do fio, sendo este o fator principal para o encarecimento do fio penteado.

Pigmento: Tinta pastosa que fica na superfície da tela que não penetra nas fibras. Requer um agente de ligação para sua fixação. Sua manipulação permite o processo de lavanderia conhecido por "lavare", que apaga o estampado de modo controlado.

Pilling: Deterioração da superfície de um artigo têxtil devido à fricção. Formação de grânulos durante o uso, especialmente em malhas e em tecidos de fibras sintéticas.

Piquê: Tecido com características diversas que apresenta no lado comercial (face), desenhos com várias formas e em alto-relevo. No lado avesso, apresenta tramas grossas, que provocam os relevos, chamadas de tramas de encolhimento. O tipo mais conhecido é o ninho de abelha.