Você está em Home > Sportswear > Glossário

Glossário

Este é um glossário que abrange todo o universo da cadeia têxtil. Está em constante evolução e poderá ter atualizações sempre que tivermos um novo item a divulgar.

Sand wash: Processo de lavagem em areia, que imita o aspecto envelhecido. É usado tanto em tecido plano como em malhas, conseguindo-se bons efeitos em estampados com pigmentos.

Sanforizad: Processo baseado num sistema de encolhimento compressivo, permitindo que o encolhimento longitudinal do tecido seja controlado.

Sarja: Construção de ligação do tecido plano, caracterizado pelo pronunciamento da diagonal. Tecido básico e versátil, apresenta um excelente caimento, um ótimo aspecto após lavagem e combina com qualquer tipo de clima. É mais utilizada por amarrotar menos do que a tela.

Sarja queb: Tecido em armação sarja, cuja diagonal é quebrada em certo trecho, para dar à mesma direção perpendicular à diagonal subseqüente. Em inglês: broken twill.

Seda: Fibra natural, animal. É um filamento contínuo formado pelo bicho-da-seda em um casulo. Supõe-se que a seda tenha sido descoberta por volta de 2.640 a.c., por uma princesa chinesa.

Sintético: Os fios sintéticos são obtidos através de processos industriais químicos os quais originam polímeros químicos transformados posteriormente em fibras sintéticas. Este fio pode ser constituído por um alto número de filamentos, sendo sua classificação feita através do sistema dtex (peso em gramas de cada 10.000 metros de fio).

Soft: Foi planejado e desenvolvido com o objetivo de proporcionar ao usuário leveza, mantendo a temperatura do corpo em equilíbrio, garantindo conforto térmico. Indicado especialmente para vestuário de inverno e roupas esportivas.

Spencer: O spencer de antigamente era um casaquinho curto, masculino, que ia até a cintura. O spencer do século XX é sem mangas, de lã ou flanela, e é usado como agasalho sob o paletó.

Sportswear: Do inglês - sports (esportes), wear (usar). Termo americano usado pela indústria de moda para designar as roupas de esporte e aquelas que foram adaptadas para o lazer.

Stone wash: Acabamento obtido em peças (artigos) já costurados e tingidos ou estampados, através de lavação industrial das peças na presença de pedras ou enzimas. Resultam artigos com aspecto “usado".