Você está em Home > Sportswear > Glossário

Glossário

Este é um glossário que abrange todo o universo da cadeia têxtil. Está em constante evolução e poderá ter atualizações sempre que tivermos um novo item a divulgar.

Activewear: Vestimentas para a prática de esportes que exigem grande resistência física. Contorno ajustado ao corpo como uma segunda pele, utilizando tecidos de alta tecnologia e oferecendo conforto e possibilitando a total liberdade de movimentos. Linha de vestuário originária da década de 80.

Adamascado: Tecido de seda, linho ou algodão com desenhos lavrados em motivos florais ou geométricos. Seu nome deriva-se de Damasco, capital da Síria.

Advanced P: Pagamento antecipado.

Algodão/ : Fibra de origem natural vegetal. É talvez a fibra mais utilizada do mundo. Sua qualidade depende da finura, pureza, brilho, cor e particularmente da longitude da fibra (oscila entre 10mm e 50mm). As propriedades mais importantes são a hidrofilidade e a resistência a rasgões, à fricção e ao calor. É facilmente lavável, fresco, flexível e não acumula estática. Tem tendência a enrugar-se à combustão rápida, o que pode ser controlado através de processos de acabamento adequados. No Brasil, é a principal fibra têxtil, tendo suas fontes de produção localizada nas regiões Nordeste, Sul e Centro-oeste do País.

Algodão E: Este algodão é considerado como o de fibra mais longa do mundo, resultando em um tecido durável e mais macio do que os outros encontrados no mercado internacional.

Algodão p: Processo onde as fibras mais curtas do algodão são eliminadas, tornando o fio mais resistente e macio.

Algodão p: Algodão de fibra longa só encontrado no Peru e é tão apreciado quanto o egípcio.

Alpaca: Pêlo de alpaca - lhama da América do Sul - fino e brilhante, com pouca felpa e tida como uma das lãs mais exclusivas.

Alvejament: Processos mecânicos, físicos e químicos, através dos quais se eliminam dos tecidos as impurezas naturais ou que foram adicionadas durante os processos de engomagem e tecelagem.

Amaciado F: O mesmo do amciado, porém com adição do fixador no amaciamento, para gerar total reserva da cor original do substrato.