Você está em Home > Sportswear > Glossário

Glossário

Este é um glossário que abrange todo o universo da cadeia têxtil. Está em constante evolução e poderá ter atualizações sempre que tivermos um novo item a divulgar.

Amaciament: Conferir ao tecido um toque agradável ( Liso e felpudo ), o que proporciona maior conforto ao usuário da peça confeccionada.

Amassados: Aplicação de resinas para o efeito de quebradinho.

Ana Ruga: Tecido leve de algodão, raiom ou seda, com uma superfície de listras enrugadas. Essa superfície se cria quando se tecem conjuntamente fios de coeficientes de encolhimento distintos. Também conhecida, em inglês, como seersucker.

Anatômico: Uma peça é anatômica quando segue a forma do corpo.

Andrógino: Associação de características femininas e masculinas, hermafrodita. James Lover, historiador de moda, concluiu que a figura ideal da moda era a mulher andrógina, que lembrava um homem nos anos 20, 60 e 70, com calças estruturadas, casacos, gravatas e golas button down. O homem dos anos 70 e 80 também foi andrógino, com adaptações de estilos femininos, incluindo os cabelos longos, maquiagens, roupas drapeadas e maior variedade de cores. Nas linhas jeanswear e sportswear equivale ao conceito de unissex.

Anel, proc: No sistema anel, podemos ter fios com torção no sentido direito (z), ou no sentido esquerdo (s). Neste sistema, a torção é realizada de fora da fibra para dentro, o que resulta em um fio mais macio tanto no núcleo como na sua superfície.

Angorá: Pelo de coelho do tipo angorá, do qual se obtém feltro de chapéus ao ser mesclado com lã. O fio da lã penteada é utilizado em malhas e roupas íntimas.

Anionico: Produto com carga Elétrica negativa composta por anions.

Anorak: Casaco curto de capuz, impermeável, muito usado para esquiar, geralmente em nylon e acolchoado.

Anoraque: Jaqueta impermeável originária dos países escandinavos, dotada de capuz, zíper, punhos ou faixas elásticas nas mangas.