Você está em Home > Workwear > Glossário

Glossário

Este é um glossário que abrange todo o universo da cadeia têxtil. Está em constante evolução e poderá ter atualizações sempre que tivermos um novo item a divulgar.

Cabã: Casaco de mangas largas e comprimento até os quadris.

Cadarço, : O fio cardado, devido a não passar pela penteadeira, possui mais fibras curtas, o que propicia uma maior formação de pilling (bolinhas no tecido) e neps (defeito na regularidade do fio).

Cala: É a abertura formada por duas camadas de urdume.

Calandra: Máquina composta basicamente por dois cilindros de aço aquecidos, nos quais o tecido passa para obter os seguintes tratamentos: brilho, alisamento, fechamento de porosidades, encorpamento (usando resinas), e obter outros tipos de efeitos.

Cambraia: Tecido fino e transparente de algodão ou linho.

Camurça: A camurça é obtida através da pele de uma espécie de antílope ou cabra montês. Depois de preparada é usada na confecção de luvas, calçados e bolsas.

Capri: Calça curta, uma corsária alongada, tem boca reta e geralmente é abertinha na barra.

Carda: Instrumento constituído de um banco ao qual se apoia uma espécie de grande pente com dentes de madeira, compridos e bastante próximos, e que serve para desembaraçar o cânhamo, o linho, a lã, etc. Também conhecida como a máquina que desembaraça, destrinça (separa os fios de) e limpa fibras têxteis, constituída de cilindros giratórios guarnecidos de milhares de agulhas.

Cargo/ uti: São modelos baseados nos estilos dos uniformes de serviço e utilitários. Com base em modelagens amplas e confortáveis, dando um efeito de roupa casual.

Casual: É o esportivo, básico, descompromissado, descontraído, ocasional.