Você está em Home > Workwear > Glossário

Glossário

Este é um glossário que abrange todo o universo da cadeia têxtil. Está em constante evolução e poderá ter atualizações sempre que tivermos um novo item a divulgar.

Lã: Fibra natural, animal, proveniente da tosquia de ovelhas e carneiros. A lã é utilizada desde a idade da pedra, sendo que evoluiu, de uma fibra grosseira, na antiguidade, a uma fibra nobre, pela seleção de raças de animais produtores.

Lã cardad: Lã composta pela mescla de fibras longas e curtas. Chama-se também lã penteada.

Látex: Substância leitosa que se transforma em borracha, geralmente branca e encontrada em muitas plantas, sendo extraída principalmente das seringueiras. Utilizada na indústria têxtil, revestida com fio de algodão, seda ou raiom.

Legging: Calças justas de material elástico, e disponíveis em todas as cores e estampados. Desfrutam de um lugar privilegiado na moda feminina desde o final dos anos 80.

Liberty: Estampas de flores em buquês, de jeito antigo.

Linho: Nome dado a qualquer tecido feito da fibra extraída da planta de mesmo nome. Forte e de superfície lisa, o linho varia de peso e textura. Dependendo da tecelagem, é possível fabricar linho tão fino como cambraia ou tão grosso como lona. Durante todo o século XX, tornou-se popular para blusas, paletós, saias e outras peças externas.

Look: Do inglês (olhar), é o estilo, o resultado da soma de roupa, acessórios, maquiagem e cabelo, que se percebe numa única olhada. Sinônimo de visual.

Lurex: Fios metálicos laminados adequados para roupa de toalete. Na fabricação, lacra-se uma camada de alumínio entre duas de película de acetato ou de poliéster.

Lycra: Marca registrada. Fibra sintética de grande elasticidade e resistente a abrasão. Ao ser esticada, volta à sua forma original.

Lyocell: Ver Tencel.