Você está em Home > Workwear > Glossário

Glossário

Este é um glossário que abrange todo o universo da cadeia têxtil. Está em constante evolução e poderá ter atualizações sempre que tivermos um novo item a divulgar.

Anti - Esp: Evitar a formação de espumas, devido a utilização de outros produtos, aumentando a penetração dos produtos no tecido.

Anti - Pil: Termo inglês para definir a ação da enzima celulase, para cortar as fibrilas, levantadas em tecidos onde ocorrem fibrilação.

Antimigran: Evitar a formação de espumas, devido a utilização de outros produtos, aumentando a penetração dos produtos no tecido.

Antiquebra: Produto que ajuda na não formação de vincos, diminuindo o atrito entre as peças.

Aplicaçã: Consiste em pedaços ornamentais de tecidos costurados ou colados a outros tecidos ou uma peça de roupa. Desenhos de pétalas, folhas, flores e animais são aplicados em algodão, renda e cetim.

Arabesco: Motivo recorrente do folclore árabe, baseado em ornamentos estilizados em forma de folhas ou gavinhas.

Armação: Representação da evolução de todos os fios que formam um tecido. Também chamada de entrelaçamento, ligamento. São três as armações fundamentais: tafetá ou tela, sarja e cetim.

Art Déco: Estilo consolidado durante a exposição de artes decorativas em Paris, como a nova estética geométrica, linear e sofisticada que associamos ao cinema de Hollywood e a algumas ruas de Miami. Nascido da riqueza da nova indústria, bem representada nos arranha-céus de Nova York, como a torre Chysler ou o Rockefeller Center.

Art Nouvea: A volta ao natural e ao feminino. Apesar do estilo art nouveau expressar-se principalmente na arquitetura, na decoração de interiores e no mobiliário, abrangeu também jóias e tecidos. Caracteriza-se por linhas graciosas, um tanto exageradas, com traços alongados terminando em arabescos e em motivos de flores e de folhas.

Assimetria: Falta de simetria. Ver simetria.