Você está em Home > Workwear > Acabamentos Especiais

Acabamentos Especiais

Retardante a chamas

Recomendações de lavagem e secagem

Lavagem

Recomendamos o seguinte procedimento para lavagem, baseada na norma AATCC 96 para lavagens comerciais / industriais, dos tecidos com acabamento retardante a chamas:

02 cópia.jpg

A) Para tecidos com sujidade leve utilizamos um detergente industrial a 1% de concentração.

B) No caso de sujidade pesada, dobramos a concentração de detergente industrial, mantendo o mesmo procedimento de lavagem, podendo utilizar-se desengraxante que não contenha hipoclorito de sódio.

Secagem

Para a secagem recomendamos utilizar uma secadeira industrial a 70º C por 30 minutos ou até a completa secagem das peças.

As peças podem ser secas também no varal, observando que as mesmas sejam penduradas no sentido vertical, certificando-se que estejam bem secas, ao final.

Recomendações Gerais

As roupas profissionais nunca devem ser lavadas com baixo nível de água para não causar encolhimento desnecessário, e os enxagues devem ser mais longos para se eliminar os resíduos de sujidade que foram eliminados do tecido e possam se encontrar na máquina evitando a redeposição.

Não é recomendável utilizar sabão em pedra, pois pode haver formação de cálcio insolúvel sobre o tecido, que por ser combustível, influencia assim no efeito retardante.

Não lavar com hipoclorito de sódio. O uso de produtos clorados deve ser evitado.

Durante o enxague, não utilizar ácidos.

Evitar vapor intenso direto durante operações de passagem a ferro ou pranchamento.

Para melhorar a durabilidade dos tecidos retardante a chamas, recomendamos lavar as peças estocadas pelo menos uma vez ao ano, para evitar perda de resistência do tecido.