Você está em Home > Workwear > Acabamentos Especiais

Acabamentos Especiais

Retardante a chamas

Determinação de Proteção Contra Arco Elétrico ASTM F 1959M-04

Norma que determina o ATPV (Arc Thermal Performance Value) através de ensaios em, no mínimo, 20 amostras de tecido. O relatório apresenta os resultados do comportamento das amostras: Flamabilidade, ATPV e HAF (Heat Attenuation Factor).

- ATPV (Arc Thermal Performance Value): O ATPV é a quantidade de calor que o tecido suporta, sem que haja danos graves ao usuário da vestimenta (Queimadura de segundo grau, ou calor transferido ao corpo maior que 1,2 cal/cm²). Quanto maior o ATPV, maior a proteção. Para ser aprovado na classe de risco 2, o tecido deve obter no mínimo 8,0 cal/cm².

- HAF: É o Fator de Atenuação do calor e é apresentado em percentual. Esse valor significa o percentual de calor que foi absorvido e dissipado pelo material têxtil, ou seja, o calor que não foi transferido ao corpo humano. Esse valor é obtido no mesmo teste de determinação do ATPV.

O ensaio mostra qual é o percentual de energia incidente que é bloqueada pelo material testado quando submetido ao arco elétrico num dado valor de energia incidente.