Santanews Workwear

Acampamento nacional reuniu 4 mil escoteiros no Rio Grande do Norte

Jovens vindos de 23 estados brasileiros participaram de atividades com foco na sustentabilidade, artesanato, ciência e tecnologia

Mais de 4 mil pessoas participaram do VI Jamboree Nacional Escoteiro, evento que reuniu jovens de 11 a 17 anos em atividades que vão da orientação geográfica à confecção de peças de artesanato para entidades locais, passando por eventos culturais e turísticos. O cenário foi a Terra do Sol, como é conhecido o Rio Grande do Norte. O acampamento aconteceu entre os dias 11 e 16 de janeiro de 2015, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal, e a Santanense foi parceira da União dos Escoteiros do Brasil neste evento.

Uma estrutura especial foi montada no Parque para atender a todos. Todas as atividades foram organizadas em módulos, que focaram em temas como a sustentabilidade, a confecção de artesanatos para doação, saúde e meio ambiente. Para desenvolver toda a programação do VI Jamboree Nacional Escoteiro, cerca de 1,2 mil adultos voluntários estiveram a postos.

Uma área serviu de espaço para as atividades do Módulo Ação e Aventura, com noções de orientação, como o uso de mapas, bússola, cronômetro e pistas de obstáculos. No Módulo Splash!, tempo para atividades aquáticas e jogos de praia.

No Módulo de Arte e Artesanato, cada jovem produziu duas peças de artesanato, e a melhor parte é que um desses produtos voltou para casa com ele, como lembrança do evento - a outra peça foi doada e ajudou uma entidade local.

O Módulo Aldeia Global de Desenvolvimento teve quatro oficinas com temas diferentes. Os temas foram: Ciência e Tecnologia; Arte e Cultura; Paz e Compreensão; e Saúde e Meio Ambiente. As atividades do Módulo Brasil Sustentável contaram com oficinas que ressaltaram a importância de colaborar para um país sustentável, abordando temas como energia renovável, reciclagem, reutilização e recuperação ambiental.

A troca de experiências incluiu ainda a apresentação cultural e jogos escoteiros típicos de cada um dos 23 estados presentes no VI Jamboree Nacional Escoteiro. A Feira das Cidades - em que os participantes apresentam um pouco da sua cultura e tradições -, o Festival de Folclore e um Show Musical também enriqueceram a programação.

Ainda houve tempo para passeios turísticos, uma oportunidade para quem viajou centenas de quilômetros. No roteiro estavam pontos como o Cajueiro de Natal, o maior cajueiro do mundo e que ocupa uma área de 8,5 mil metros quadrados.

Escoteiros do Brasil

Criado em 1924, é uma associação sem fins lucrativos que desenvolve trabalhos de educação continuada de crianças e jovens, valorizando o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento social na formação de cidadãos conscientes e atuantes. Em 2013, contou com um contingente de 83.526 escoteiros, nos quais 20.352 são voluntários adultos. Os Escoteiros do Brasil estão presentes em 563 cidades brasileiras, somando um total de 1.252 Grupos Escoteiros. Unidos a um Movimento com cerca de 40 milhões de pessoas no mundo, em mais de 216 países e territórios, a organização é reconhecida como de utilidade pública por meio do Decreto Federal nº 3.297/17 e como instituição de educação extra escola pela Lei nº. 8.828/46.

Conheça mais: http://www.escoteiros.org.br/jamboree/

 

Acampamento nacional reuniu 4 mil escoteiros no Rio Grande do Norte

A marca Workland é a nova fornecedora do Grupo ULTRAGAZ

O Grupo ULTRAGAZ realizou o evento Clube de Compras para reunir seus fornecedores e a Workland esteve lá...

Acampamento nacional reuniu 4 mil escoteiros no Rio Grande do Norte

XVI SENABOM - Seminário Nacional de Bombeiros

A Santanense vai marcar presença no Senabom 2016, principal congresso de bombeiros do país...

Acampamento nacional reuniu 4 mil escoteiros no Rio Grande do Norte

SANTANENSE na FISP 2016

Mais uma vez a Santanense se destacou na FISP, sendo um dos stands mais visitados.