Santanews Workwear

O PAPEL DO DESENHO TÉCNICO NA INDÚSTRIA DO VESTUÁRIO

desenho técnico de moda na indústria do vestuário tem grande importância na melhoria da comunicação entre as diferentes etapas de produção, principalmente entre os setores de criação e de modelagem. Quando as informações técnicas do desenho são comunicadas corretamente, proporcionam maior produtividade e redução de custos. Dessa forma, o desenho é um instrumento que funciona como um suporte para esboçar, riscar, projetar e comunicar uma ideia do modelo a ser produzido.

Para que o estilista ou o designer de moda consigam ter a peça desenvolvida de acordo com o que foi projetado na etapa de criação, é necessário que o desenho a ser entregue na etapa de modelagem seja mais técnico. Essas informações devem garantir que o modelista consiga desenvolver o projeto.

O desenho técnico de moda na indústria do vestuário, portanto, permite que o designer de moda possa criar e desenvolver suas inspirações, de modo que as informações técnicas sejam repassadas para as etapas seguintes. O desenho é um dos elementos que compõem a ficha técnica de vestuário, a qual é um roteiro primordial para que a peça alcance um padrão de alta qualidade.

Vale lembrar que, quando falamos em desenho de moda em geral na indústria do vestuário, temos os croquis, osdesenhos técnicos e as ilustrações de moda. Os croquis são os desenhos nos quais os estilistas iniciam o trabalho de criação e colocam suas ideias. Os desenhos técnicos planificados são projetos apresentados pelos estilistas. Já a ilustração de moda é uma representação gráfica voltada principalmente para o ramo publicitário e artístico.

Veja, a seguir, exemplos de cada tipo de desenho de moda na indústria do vestuário.

Croqui de Moda:

 
Fonte: Audaces Idea - Vanessa Gonzato

Desenho Técnico:

Fonte: Audaces Idea - Vanessa Gonzato

Segundo a professora Maria de Lurdes Puls, no artigo escrito para o livro Moda Palavra, o desenho destaca-se como ferramenta na concepção projetual. Conforme a autora, esse instrumento é um meio pelo qual o designer une suas percepções, sensações e pensamentos para os expressarem de forma gráfica.

No contexto atual, devido às necessidades de um mercado de moda cada vez mais acelerado, o desenho técnico de moda na indústria do vestuário precisa ser padronizado e automatizado. Desse modo, o designer de moda que deseja se manter atualizado profissionalmente deve acompanhar as inovações tecnológicas que podem tornar mais fácil e ágil o processo de criação.

Fonte: http://www.audaces.com/br/criacao/falando-de-criacao/2015/08/18/o-papel-do-desenho-tecnico-de-moda-na-industria-do-vestuario

O PAPEL DO DESENHO TÉCNICO NA INDÚSTRIA DO VESTUÁRIO

A marca Workland é a nova fornecedora do Grupo ULTRAGAZ

O Grupo ULTRAGAZ realizou o evento Clube de Compras para reunir seus fornecedores e a Workland esteve lá...

O PAPEL DO DESENHO TÉCNICO NA INDÚSTRIA DO VESTUÁRIO

XVI SENABOM - Seminário Nacional de Bombeiros

A Santanense vai marcar presença no Senabom 2016, principal congresso de bombeiros do país...

O PAPEL DO DESENHO TÉCNICO NA INDÚSTRIA DO VESTUÁRIO

SANTANENSE na FISP 2016

Mais uma vez a Santanense se destacou na FISP, sendo um dos stands mais visitados.